terça-feira, 24 de julho de 2007

Tabela Periódica

Tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos em função de suas propriedades. Ela é muito útil para se prever as características e tendências dos átomos. Ela permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas formadas a partir deles, ou por que certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes, etc.

Vários cientistas procuravam agrupar os átomos de acordo com algum tipo de semelhança, mas o químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleyev foi o primeiro a conseguir enunciar cientificamente a lei que diz que as propriedades físicas e químicas dos elementos são em função periódica da massa atômica. Ele publicou a tabela periódica em seu livro Princípios da Química em 1869, época em que eram conhecidos apenas cerca de 60 elementos químicos.

A tabela periódica relaciona os elementos em linhas chamadas períodos e colunas chamadas grupos ou famílias, em ordem crescente de seus números atômicos.

Períodos
Os elementos de um mesmo período têm o mesmo número de camadas eletrónicas, que corresponde ao número do período. Existem sete períodos, cada um correspondendo a uma das camadas eletrónicas da eletrosfera/nuvem-electrónica.
Os períodos são:
(1ª) Camada K pode ter no máximo 2 elétrons;
(2ª) Camada L pode ter no máximo 8 elétrons;
(3ª) Camada M pode ter no máximo 18 elétrons
(4ª) Camada N pode ter no máximo 32 elétrons;
(5ª) Camada O pode ter no máximo 32 elétrons;
(6ª) Camada P pode ter no máximo 18 elétrons;
(7ª) Camada Q pode ter, como máximo, 2 elétrons.

Classificações dos Elementos
Dentro da Tabela Periódica, os elementos químicos também podem ser classificados em conjuntos, chamados de séries químicas, de acordo com sua configuração eletrônica:
Elementos representativos: pertencentes aos grupos 1, 2 e dos grupos de 13 a 17.
Elementos (ou metais) de transição: pertencentes aos grupos de 3 a 12.
Elementos (ou metais) de transição interna: pertencentes às séries dos lantanídeos e dos actinídeos.
Gases nobres: pertencentes ao grupo 18.

Nenhum comentário: