sábado, 1 de março de 2008

OS ALQUIMISTAS

Muitos séculos atrás,na Europa e no Oriente,haviam homens que dedicavam suas vidas a um sonho. Transformar chumbo em ouro. ( alquimistas )
Se alguém perguntar a você de que as coisas são feitas,responda: Tudo que existe no mundo, é feito de matéria. Essa é a resposta da ciência. Tudo no mundo é matéria, arranjada nas maneiras mais diferentes. Até mesmo os nossos corpos são feitos de matéria, pele, osso, sangue,... Absolutamente tudo, é composto por pedacinhos minúsculos,impossíveis de serem vistos a olho nu.
A busca pela compreensão dos mistérios da matéria, começou a intrigar os homens na Grécia antiga. Um filosofo grego chamado Aristóteles, acreditava que tudo que havia na terra, era feito de quatro elementos: ÁGUA, FOGO,TERRA E AR. Para ele, a terra era responsável dar forma às substâncias às coisas. O fogo ,era fonte de calor e energia. O ar, representava o espaço vazio, movimentos, cheiros e sons. A água era o solvente que trazia a umidade e o equilíbrio com a mistura dos elementos. Segundo Aristóteles, a quantidade de cada um desses 4 elementos em combinação, é o que dava à matéria, suas mais diferentes aparências.
Essa idéia dos 4 elementos, foi aceita durante muitos e muitos anos. Séculos depois do grego, homens que viveram na Europa e no Oriente durante a idade média, tentaram ir além, entender melhor os mistérios da matéria. Esses homens eram os alquimistas.
Os alquimistas acreditavam que usando os poderes do fogo, seriam capazes de purificar metais e transformá-los nos mais nobres de todos: O OURO. Alquimistas de todos os lugares, passaram suas vidas atrás de uma substância mágica, capaz de transformar metais em ouro, a tão sonhada pedra filosofal. A busca era na base de tentativas e erros e exigia muita paciência. Os alquimistas acreditavam que a prática purificava não só a matéria, mas também o espírito. Além da pedra filosofal, procuravam também por uma porção mágica, o elixir da longa vida. Aquele que alcançasse os dois objetivos, ficaria rico e viveria muitos e muitos anos, uma proposta tentadora.
Claro que uma fórmula capaz de transformar chumbo em ouro, era o chamariz perfeito para achar ladrões. Durante a idade média, foram muitos os alquimistas mal intencionados que ofereceram seus serviços a reis gananciosos, que sonhavam ver seus cofres cheios de ouro. Vários alquimistas foram desmascarados e acabaram os seus dias nos castelos(sofrendo).
Na época dos primeiros alquimistas, não havia separação entre matéria e espírito. Por isso, explorar as propriedades das matérias,era também explorar os mistérios do espírito.

Nenhum comentário: